Imagem para capa

Arquivo Permanente do TJDFT: fonte de conhecimento sobre o passado da Capital Federal

Clarismar Gomes de Abreu, Otacílio Guedes Marques

Resumo


Discute-se, neste artigo, a importância da documentação produzida nos acervos do Poder Judiciário, tanto no seu aspecto jurídico quanto no sócio-histórico. Nesse sentido, apresenta exemplos de como informações constantes em autos judiciais recolhidos ao Arquivo Permanente do TJDFT podem ser relevantes para o conhecimento da história da sociedade do Distrito Federal. Utiliza-se, para isso, processos relacionados a ações previdenciárias advindas de acidentes ocorridos no período de construção da cidade Brasília e o primeiro processo autuado na Segunda Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal. Espera-se, desse modo, fomentar a produção e o interesse por este rico acervo documental passível de investigação científica.

Palavras-chave: Arquivo Permanente; Valor Secundário; Poder Judiciário; História de Brasília


Referências


BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.

BIANCAMANO, Mary. Memorial: organização administrativa, política museológica e política arquivística. In. Justiça & História. v. 5, n. 9. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Departamento de Artes Gráficas, 2005.

BRITO, Eleonora Zicari Costa de. Justiça e Gênero: uma história da Justiça em Brasília (1960-1990). Brasília: Editora Universidade de Brasília: FINATEC, 2007.

FENTRESS, James; WICKHAM, Chis. Memória social: novas perspectivas sobre o passado. Lisboa: Teorema, 1992.

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas e Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras. 1989.

SERRA, Nelson de Castro (org.); LIMA, Nísia Trindade (et. al.). Veredas de Brasília: as expedições geográficas em busca de um sonho. Rio de Janeiro: IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2010.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. A política de desenvolvimento de coleções no âmbito da informação jurídica. In. PASSOS, Edilenice. (Org.). Informação Jurídica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2004.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN nº 2317-8329