Imagem para capa

Ditadura Militar: Refletindo a Importância da Memória na Defesa da Verdade e na Promoção de Justiça

Ana Carla dos Santos, Thaíres Lima da Silva

Resumo


O presente artigo pretende fazer um breve resgate histórico do Golpe militar de 1964 no Brasil, para adiante, refletirmos basicamente a importância dos registros como constituição da memória enquanto mecanismo da defesa da verdade e promoção da justiça. Bem como, o quanto a Ditadura militar significou como um dos períodos mais cruéis da história do Brasil, caracterizado por mais de 20 anos de violações de direitos que rompeu com o desenvolvimento democrático construído por lutas travadas pela classe trabalhadora e, desse modo, proporcionando um desmonte nos avanços sociais. As tristes marcas desse momento ainda existem nos dias atuais, muitas pessoas ainda continuam sem ter noticias dos seus familiares desaparecidos, e o reconhecimento que tal período significou o retrocesso da sociedade brasileira, demonstra que ainda há tentativa de ocultar a verdade e enfraquecer a justiça, deixando impunes os crimes cometidos durante esse episódio.

Palavras-chaves: Ditadura; memória; verdade; justiça.


Referências


BARBOSA, Marco Antônio Rodrigues. Memória, verdade e educação em Direitos Humanos. In: Educação em Direitos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. Pg. 157-167.

Ditadura militar (1964-1985): Breve história do regime militar. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/ditadura-militar-1964-1985-breve-historia-do-regime-militar.htm. Acesso em: 31/03/2014

Ditadura Militar No Brasil – Resumo. Disponível em: http://www.historiadobrasil.net/ditadura/. Acesso em: 31/03/2014.

FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra. Memória e educação em direitos humanos. In: Educação em Direitos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. Pg. 135-151.

NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma Análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo. Cortez, p. 164-201,1991.

SADER, Emir. Contexto Histórico e educação em direitos humanos no Brasil: da ditadura à atualidade. In: Educação em Direitos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. Pg. 75-83.

SILVA, Maria Ozanira da Silva e. O Serviço Social e o popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. 3. ed. São Paulo: Cortez, p. 31-38, 2006.

SOUSA, Maria de Fátima Marreiro. “Os Anos de chumbo na Paraíba”. Artigo da Revista Conceitos. 19. ed. João Pessoa. Volume-2, 12p, 2013.

SOUSA, Maria de Fátima Marreiro. Direitos Humanos e educação política: o trabalho do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB. Artigo da Revista conceitos. 17.ed. João Pessoa, 9p, 2012


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN nº 2317-8329