“O voto e as saias”: as repercussões do projeto Lacerda sobre o alistamento feminino (1917)

Mônica Karawejczyk

Resumo


A presença feminina nos espaços políticos ainda é rara nos dias atuais. A baixa participação de mulheres nesses espaços figura como uma das preocupações atuais de muitos pesquisadores e tem sido alvo de medidas governamentais que procuram estimular o acesso feminino às vias tradicionais de poder com a estipulação de cotas para as mulheres nos partidos políticos. Apesar dessa constatação, o voto feminino no Brasil demandou muita luta e mais de 40 anos, desde a implantação da República, para ser reconhecido. Nesse sentido este artigo procura dar visibilidade a uma das primeiras tentativas de se reconhecer esse direito para as brasileiras, o projeto do deputado Maurício de Lacerda apresentado no ano de 1917 e a participação de Leolinda Daltro e de sua associação, o Partido Republicano Feminino, nessa tentativa. Para tanto se procura dar ênfase para o que foi discutido no Parlamento e às repercussões a essa proposta encontradas na imprensa. Quer-se salientar os principais argumentos apresentados para se reconhecer esse direito para as brasileiras bem como para negá-los. Procura-se também apresentar o que motivou Lacerda a elaborar tal proposta em uma época na qual as mulheres não tinham nem voz nem vez no mundo público e político. O método empregado para analisar o corpus documental da pesquisa é a Análise de Conteúdo, tal como apresentado por Laurence Bardin.


Referências


ANNAES da Câmara dos Deputados. Sessões de 1 a 30 de junho de 1917. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1918. Vol. II.

ANNAES da Câmara dos Deputados. Sessões de 2 a 31 de julho de 1917. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1918. Vol. III.

ARNAUD-DUC, Nicole. As contradições do Direito. In: FRAISSE, Geneviéve; PERROT, Michelle. História das Mulheres no Ocidente. Vol. 4: O Século XIX. Porto: Afrontamento, 1991.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BESSE, Susan. Modernizando a Desigualdade Reestruturação da Ideologia de Gênero no Brasil: 1914-1940. São Paulo: Edusp, 1999.

BORELLI, Andrea. Uma cidadã relativa. As mulheres, as questões de gênero e o direito brasileiro. 1830 -1950. São Paulo: DC&C Empresarial, 2010.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

DIÁRIOS da Câmara dos Deputados. 13 de junho de 1917.

KARAWEJCZYK, Mônica. Os primórdios do movimento sufragista no Brasil: o feminismo “pátrio” de Leolinda Figueiredo Daltro. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 64-84, jan.-jun. 2014.

MAIA, Cláudia de Jesus. A invenção da solteirona: conjugalidade moderna e terror moral: Minas Gerais 1890-1948. Ilha de Santa Catarina: Mulheres, 2011.

MORAES, Roque. Análise de Conteúdo. Educação. Porto Alegre, PUCRS, n° 37, março de 1999.

PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Mulheres. In: PINSKY, Jaime; PINSKY. Carla B. (Org.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003.

SANI, Giacomo. “Participação Política”. In: BOBBIO, Norberto (org.). Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

SCHUMAHER, Shuma, BRAZIL, Érico Vital (Org.). Dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

SOIHET, Rachel. A conquista do espaço público. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Org.). Nova História das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012.

SOIHET, Rachel. O Feminismo Tático de Bertha Lutz. Florianópolis: Mulheres; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.


Texto completo: PDF RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN nº 2317-8329