Os brasileiros no Chile (1970-1973): exílio e memória

Cristiane Medianeira Ávila Dias

Resumo


O artigo examina algumas questões referentes ao exílio dos brasileiros no Chile, entre os anos de 1970 e 1973, a partir das memórias de João Carlos Bona Garcia e Herbert de Souza. As reflexões sobre o exílio durante o período em que vigorou a ditadura civil-militar no Brasil tem se multiplicado nos últimos anos. Estas expressam a tentativa de delimitar um campo de análise histórica a partir da utilização de outras disciplinas, como por exemplo, a psicanálise e a sociologia. A presente pesquisa se inscreve nestas perspectivas e considera que o exílio, no período em questão, foi um dos métodos de repressão estatal aplicados pelo governo militar, com a finalidade de afastar do cenário político nacional os indivíduos que contestavam o status-quo, considerados inimigos internos.


Referências


ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Vozes, 2005.

CAVALCANTI, Celso Pedro Uchôa; RAMOS, Pedro. Memórias do exílio. Brasil 1964-19??. De muitos caminhos. Vol. 1. São Paulo: Livramento, 1978.

FERNANDEZ, Jorge Christian. Anclaos en Brasil: a presença argentina no Rio Grande do Sul (1966 - 1989). Porto Alegre: UFRGS, 2011. Tese (Doutorado História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GARCIA, João Carlos Bona; POSENATO, Júlio. Verás que um filho teu não foge a luta. Porto Alegre: Posenato Arte e Cultura, 1989.

HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora da Unicamp, 1996.

MARQUES, Teresa Cristina Schneider. Militância política e solidariedades transnacionais: a trajetória política dos exilados brasileiros no Chile e na França (1968-1979). Porto Alegre: UFRGS, 2011. Tese (Doutorado Ciência Política) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ROLLEMBERG, Denise. Exílio: entre raízes e radares. Rio de Janeiro: Record, 1999.

SZNAJDER, Mario; RONINGER, Luis. La política del Destierro y el exilio en America Latina. México: FCE, 2013.

SIMÕES, Sílvia Sônia. Canto que há sido valiente siempre será canción nueva: o cancíoneiro de Víctor Jara e o Golpe Civil-Militar no Chile. Porto Alegre: UFRGS, 2011. Dissertação (Mestrado História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

VIÑAR, Maren e Marcelo. Exílio e tortura. São Paulo: Escuta, 1992.

YERUSHALMI, Yosef Hayan. Reflexiones sobre el olvido. Disponível em: http://www.academia.edu/4485872/www.cholonautas.edu.pe_Biblioteca_Virtual_de_Ciencias_Sociales_Reflexiones_sobre_el_olvido_Yosef_Hayan_Yerushalmi_www.cholonautas.edu.pe_Biblioteca_Virtual_de_Ciencias_Socialeswww.cholonautas.edu.pe_Biblioteca_Virtual_de_Ciencias_Sociales Acesso em: 20 fev. 2014.

PADRÓS, Enrique Serra. Como el Uruguay no hay...:Terror de Estado e Segurança Nacional. Uruguai (1968-1985): do Pachecato à ditadura civil-militar. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Tese (Doutorado História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. 2 t.

POLLAK, Michel. Memória Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, nº 3, 1989.


Texto completo: PDF RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN nº 2317-8329