Ações Educativas na Preservação do Acervo Documental e Iconográfico do Museu Estadual do Carvão
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar as ações desenvolvidas para a preservação do acervo documental e iconográfico do Museu Estadual do Carvão, localizado no município de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul. Para tanto, através de levantamento bibliográfico e pesquisa ao acervo documental do museu foi possível compreender a função social dos museus (com destaque para a função educativa) e refletir sobre os projetos desenvolvidos com relação ao museu e a educação. A análise das ações educativas desenvolvidas no Museu Estadual do Carvão, projetos “Uma Luz no Fim do Túnel” e “Representação Iconográfica do Trabalho Mineiro”, tornam-se necessárias como forma de divulgação e valorização dos museus do interior do Estado como espaços educativos por excelência e não apenas como espaços educativos complementares ou de entretenimento.
Palavras-chave: Ações Educativas. Conservação. Educação Patrimonial. Museu Estadual do Carvão. Preservação.
Referências
ALMEIDA, Adriana Mortara. Desafios da relação museu-escola. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 10, p. 50-56, set./dez. 1997.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES-RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS. Terminologia para definir a conservação do patrimônio cultural tangível. Número 1. Rio de Janeiro, Junho de 2010. 3p. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2013.
BARROSO, Véra Lúcia Maciel. A função social dos museus históricos. Ciências & Letras, Porto Alegre, RS, n. 27, p. 144-152, jan./jun. 2000.
BELLOTTO, H. L. Patrimônio documental e ação educativa nos arquivos. Ciências & Letras, Porto Alegre, RS, n.27, p.151-166, jan./jun. 2000.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GIRAUDY, Danièle; BOUILHET, Henry. O museu e a vida. Belo Horizonte: UFMG, 1990.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília, DF: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1999.
KOPTCKE; Luciana Sepúlveda; LOPES, Maria Margaret; PEREIRA, Marcelle. A construção da relação museu-escola no Rio de Janeiro entre 1832 e o final dos anos de 1927: análise das formas de colaboração entre o Museu Nacional e as instituições da educação formal. In: Anais do Simpósio Nacional de História. São Leopoldo, RS, 2007.
LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. 2 ed. Brasília, DF: Ed. UnB, 2009.
MARANDINO, Martha. Educação em museus e divulgação científica. Com Ciência: revista eletrônica de jornalismo científico: revista da UNICAMP, São Paulo, n. 100, 2008. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2013.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Para que serve um museu histórico? Como explorar um museu histórico. São Paulo: Museu Paulista, 1992.
POSSAMAI, Zita Rosane. Nos bastidores do museu: patrimônio e passado da cidade de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições, 2001.
SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu e educação: conceitos e métodos. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 31, p. 307-321, jan./jun. 2002.
SIQUEIRA, P. H.; OLIVEIRA, M. A. M. Direitos Humanos e Cidadania. 2. ed. São Paulo: RT, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN nº 2317-8329